segunda-feira, 19 de maio de 2008

Na mesa com dona Zélia Gattai Amado


Como foi enriquecedor poder compartilhar os poucos momentos de aprendizagem junto a esta pessoa incrível, que fez de sua passagem por este mundo um fato marcante, uma historia de amor e de ensinamento a tantos outros.
No período de maio a julho de 2007, nos reunimos algumas vezes para afinar os detalhes do projeto de exposição fotográfica Zélia Gattai Amado - um olhar imortal, realizado na reserva imbassaí. Durante este tempo pude conhecer a riqueza que guardava esta ilustre escritora, que alem de dominar a arte literária se mostrava uma fotografa de rara sensibilidade registrando momentos de uma vida.
Certamente levarei na lembrança, as historias que a ouvi contar e nunca esquecerei seu jeito singelo de narrar as experiências vividas ao lado de “Jorge”.
Como também ficará marcado e com certeza contarei aos meus filhos o que esta senhora de voz doce me falou em nosso ultimo encontro.
“Pele escura e olhos claros, retratos dessa mistura que é a Bahia, Eram dessas riquezas que saiam as inspirações de Jorge para seus novos personagens” e ela falava olhando dentro dos meus olhos e as mãos em minha face, com uma admiração muito verdadeira. Ficando surpresa ao saber da minha pouca idade e do meu empenho em abraçar aquele projeto junto a pessoas com anos experiência no mercado.
E foi incrível o tão pouco tempo que aos poucos se transformavam em ensinamentos que dona Zélia deixava para as pessoas que estava ao redor daquela mesa. Todos atentos ouviam os capítulos de uma vida levada com base na simplicidade e saboreando um delicioso sarapatel, prato elaborado especialmente para este encontro a pedido de dona Zélia. Segundo ela o que vale na vida é ser feliz, mesmo tendo o colesterol alto e o corpo fora de forma, porem não perder o prazer de saborear um toicinho, sarapatel, rabada etc.
Dona Zélia era autentica ao emitir suas opiniões, uma dama de vocabulário riquíssimo, um ser humano de coração puro, que deixava contaminar as pessoas que estavam ao seu redor pela naturalidade ao tocar nosso rosto, ao não ter timidez em admirar o próximo e falar de sentimentos sem esperar nada em troca.
Ouvir dona Zélia contando piadas de sua época, foi algo que eu jamais esperava, e foi muito divertido, cair nas gargalhadas ao ouvir aquela narradora que aos 90 anos contava anedotas como uma grande profissional.Eu agradeço as pessoas que me proporcionaram estes encontros e o projeto de exposição fotográfica que fizemos juntos, estas ocasiões serão levadas na bagagem dessa minha caminhada. e fica aqui Registrado esta minha admiração.

12 comentários:

Isabela Lacerda disse...

“Pele escura e olhos claros, retratos dessa mistura que é a Bahia, Eram dessas riquezas que saiam as inspirações de Jorge para seus novos personagens” ... Exatamente Victor, e VOCÊ é um deles... e quantas vezes te ouvi falar "Menina, fulano parece personagem de Jorge Amado"!!
Sabe que lendo suas palavras agora passou um filme na minha cabeça daquele dia na praia, depois da formatura de Junior... É meu filho, nada é por acaso!!! É uma pena que "Jorge" não tenha te conhecido, e eu digo isso porque sei de quem estou falando!
Sinto uma felicidade, como se fosse a sua própria, ao ver cada passo que dá nessa caminhada que sempre foi de uma evolução riquíssima, e sempre será!
"Você está aqui porque há algo que somente você pode realizar e o mundo precisa de sua presença!" - Te amo meu primo-irmão.

Karlo Dias disse...

Victor, que artigo interessante e bem escrito. Parabéns, muito bom!
Desejo que este seja apenas um dos vários artigos que você poste neste blog. Um bom começo, inaugura-lo falando da personalidade desta grande escritora, Zélia Gattai Amado. E... a propósito, adorei a cor do tamplate (rs).

Anônimo disse...

Victor.
Parabéns.
Você continua surpreendendo cada vez mais.com esse carinho e respeito pelas pessoas.
Você é a razaõ da minha vida,sem você os meus dias não teria sentido. Eu sou a mulher mais feliz do mundo porque tenho você.
desculpe-me por te cobrar tanto . Isso tudo é a força do meu amôr .
Esses olhos verdes e a pele morena é a mistura de um grande amôr. Que só as aguas de Imbassay . e quem conheçe a história poderá afirmar. Uma pena que Jorge não conheceu a nossa História. concerteza iriamos fazer parte de mais um dos seus personagens.
Deus abençoe você.
Sua mãe e sempre amiga.
te amo.

Anônimo disse...

Oi!parabéns,o seu texto está muito bem elaborado,e inspirador para os amantes da literatura.Eu,como uma dessas amantes me senti muito feliz e inspirada para ler mais textos escritos por você,espero em breve que a minha mente possa viajar mais em seus textos.
BEIJOS!

Unknown disse...

Victor, linda homenagem q vc fez...eu tive a oportinidade, certa feita, de escutar Dona Zelia contando os "causos" de Jorge...heuheuheuheuheuhuehue...O artigo esta mto bem escrito e bastante interessante...parabens!

Anônimo disse...

eh realmente mt triste pra bahia uma perda como essa... no entanto sua presenca ficara marcada em nossa historia e nossos coracoes!!!
qt ao texto, mt bom! vc eh O CARA, rpz! desejo tudo d melhor p vc nessa nova empreitada dessa vez pela net!

Unknown disse...

E Eu? Será que se "Jorge" me visse escreveria um livro para mim?
Victor, Zélia era um luxo em todos os sentidos!É singular estar ao lado dela!
O Texto tá muito bem escrito, parabéns, adorei!!

Anônimo disse...

Victor, lembro-me claramente do seu entusiasmo e alegria no ano passado quando comentou do seu encontro com D. Zelia, destacando entre outras coisas, o seu carinho, simpatia e lucidez. Fico fliz por vc ter tido este momento lindo. Salve Zélia! bjs

Anônimo disse...

Muito feliz a sua escolha de iniciar seu blog com um texto tão leve, natural e espontâneo como este, ele consegue nos transportar àquela mesa e permite que nós, leitores, divida com você o prazer e entusiasmo vividos.
Parabéns! Neste texto você mostrou que sabe como abrir a porta de comunicação com o leitor.
E você está apenas sendo você, siga em frente! o mundo te aguarda.

Anônimo disse...

Primo!!!!
Que linda a homenagem que você fez...
Parabéns.

Começou muito bem.

Te amo!!!!

Anônimo disse...

Olá amôr da minha vida.
mim recordo ,quando você retornou do jantar na casa de D.Zelia .Muito feliz .
E falou pra mim as qualidades a simplicidade desta grande mulher.
Essa pele escura de olhos verdes,foi o resultado de um grande amôr,vivido nas prais de Imbassay.Só quem conheçe essa linda Historia poderá definir.
Se Jorge tivesse conhecido, estaria registrado mais um personagem.
Te amo filho.
Obrigada por você existir.
Você é ,e será sempre a grande razão da minha vida.

beijos.

Daniela Nery disse...

Meu amigo lindo, que belo texto. Muito amadurecido. Realmente vc não poderia ter escolhido tema melhor!! Avante vencedor!!Adorei!!