sexta-feira, 23 de maio de 2008

Chega de Saudade



Um filme para minhas tias mais velhas e meus amigos mais jovens.




O filme Chega de Saudades, em cartaz nos principais cinemas da cidade, aborda uma riqueza de fatos, girando em tono de um baile paulistano, que começa no finalzinho da tarde se estendendo até a noite.
Uma senhora de idade avançada com sintomas do mal de alzheimer, surpreende a todos ao provar que para o amor não existe idade, dona Alice (interpretada por Tônia Carrero) prova que as paixões fazem parte de nossas vidas independente dos traços do tempo cravados na face ou da cronologia a cima das cinco décadas. A Atriz que a muito tempo não vejo nas telas de cinema, da um show de interpretação e consegue transmitir a todos uma lição de como conduzir um grande amor ao passo de uma dança.
Mostrando episódios da vida pessoal de um núcleo de cinco personagens, a casa de show “Chega de Saudade”, aos poucos se transforma no palco da vida de todos que naquele ambiente dançam, observam, se escondem ou simplesmente vivem seus momentos.
Todos ali já passaram dos cinqüenta anos, a não ser o DJ (interpretado por Paulo Vilhena) e sua namorada (Maria Flor) que aparentemente está ali na verdade pra lhe fazer companhia, mesmo depois descobrindo que a casa também seria uma alternativa para novas experiências.
Cada personagem com sua historia, com seus segredos, com ilusões, desafetos, decepções, mas acima de todo, muita paixão. O desenrolar da trama deixa claro que eles vivem suas vidas de forma alegre e espontânea, quebrando o paradigma de que os cinqüentões não têm o direito a diversão, vida noturna, dança e paqueras.
A trilha sonora é muito original e traz desde samba, gafieira, bolero ao famoso cha cha cha, tendo a participação de Elza Soares, que mesmo depois das mil e uma esticadas, continua sendo espetacular.
A musica tem um papel fundamental neste roteiro, pois conduz os personagens à dançar de rostinho colado, braços envoltos a cintura, despertando naquelas senhoras e rapazes à sensualidade e libido, que aos olhos de muitos, são elementos que não fazem parte da terceira idade, doce engano.
A personagem Elza (interpretada por Betty Faria) surpreende com seu poder de transmitir ao espectador a aflição ao não ser convidada pra dançar, como se fosse uma jovem de 18 aninhos, demonstrando que tem desejos pelos rapazes e que se sente atraída por eles mesmo diante das próprias limitações da idade, em se mostrar sensual e sedutora, fazendo valer pela superação à real a proposta do filme.
"Chega de Saudade" consegue fixar mesmo aos mais jovens o valor dos sentimentos; o quanto somos iguais, respeitando as proporções da historia de vida de cada um. O filme me levou a pensar como seria minha vida na terceira idade. – Certamente eu estarei em algum desses bailes, claro, ao som de outra trilha, mais atual à minha época.
Registro este longa metragem, como exemplo a ser adotado pelos espectadores: Um filme simples, de cenário pobre, mas que transborda originalidade, provando que, mesmo com todos os problemas cotidianos, nós temos inúmeras oportunidades de sermos felizes, e nada, nem o tempo, nem a falta dele, nem o preconceito, tampouco a idade podem nos impedir de levar a vida como uma bela e bem sincronizada dança.

Ficha Técnica
Título Original: Chega de Saudade
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 92 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2008
Estúdio: Gullane Filmes / Buriti Filmes / Miravista / Globo Filmes / ARTE France
Distribuição: Buena Vista International
Direção: Laís Bodanzky
Roteiro: Luiz Bolognesi
Produção: Caio Gullane e Fabiano Gullane
Música: BiD
Fotografia: Walter Carvalho
Direção de Arte: Marcos Pedroso
Edição: Paulo Sacramento

Elenco
Tônia Carrero (Dona Alice)
Betty Faria (Elza)
Cássia Kiss (Marici)
Stepan Nercessian (Eudes)
Paulo Vilhena (Marquinhos)
Maria Flor (Bel)
Elza Soares (Elza Soares)
Leonardo Villar

Em salvador também existem locais pra dançar. Assista ao filme se estimule e dance muito, faz bem a alma. Veja abaixo alguns locais para dançar:

Lugar Comum = 3329-4865, largo do rosário
Kantarerê = 3363-4015 Patamares
Boka de Caranguejo
Clube Comercial
Clube Fantoches
Santa Rita
Cabana do Bogary
Bambara
Santíssima Bahia

4 comentários:

Karlo Dias disse...

Esse menino tem futuro no jornalismo! Falo isso para ele toda hora e um dia ainda consigo leva-lo a fazer o curso.
Victor, parabéns !!!

Anônimo disse...

Olá garoto.
Parabéns.
Esse é meu filho, com um futuro brilhante pela frente.
não cheguei aos 50 anos ainda, logo em breve gostaria de dançar com você .rárárárá,..
lourdes lacerda

Anônimo disse...

Você comenta com um 'quê' de entusiasmo e originalidade que transcende a impessoalidade. Pareceu-me que estava conversando comigo. Seu comentário sobre este filme me estimulou a assistí-lo.
Parabéns!!!

Isabela Lacerda disse...

Muito bom mesmo Victor! Seu Blog está muito rico e bem produzido, parabéns!
E reforço a idéia de Karlo: o jornalismo está te perdento!!
Aqui é o lugar para quem quer diversidade com qualidade. A maneira como você apresenta as informações as torna agradável de ler, clara, direta e últi.
E percebo um toque de humor, hummm ... sempre presente.