quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Salvador conhece a logomarca oficial das cidades-sede da Copa

"É bonitinha, mas não tem nada de baiano": confira repercussão nas ruas da cidade

Por Karlo Dias

A imprensa baiana conheceu na tarde de ontem (6) a logomarca de Salvador como cidade-sede da Copa de 2014. A divulgação aconteceu na sede da prefeitura, sob o olhar nada surpreso de jornalistas e políticos.
Inspirada na logo oficial, criada pela agência África, do publicitário baiano Nizan Guanaes, a marca que vai representar Salvador não traz nada de novo: repete a logo do evento –as mãos em verde e amarelo, no formato de uma taça– sob uma moldura na cor verde.
O mesmo logotipo será utilizado em todas as cidades-sede, mudando apenas o nome de cada cidade. O objetivo é padronizar todas as logomarcas do país, criando uma identidade visual única da Copa de 2014.
Na opinião de Everaldo Augusto, chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa, a logo não vai inibir a criatividade dos baianos. “Ela é apenas um marco e poderia ser agregado a outros elementos da nossa cultura”. 

População reprova
Com a logomarca nas mãos, a equipe do Portal 2014 foi às ruas perguntar ao soteropolitano o que achou da imagem publicitária. “É bonitinha, mas não tem nada de baiano, poderia ter colocado pelo menos uma fitinha do Bonfim em uma das mãos, para dar mais sorte ao Brasil”, afirmou a baiana de acarajé Telmira Nery, ao lado de um belo tacho de dendê.
O assunto virou polêmica na banca de acarajé. Para a turista Ana Beatriz, a marca não retrata a beleza da cidade. “Salvador é linda, e esta imagem não reflete isso”. O estudante de administração João Paulo, foi mais além. Para ele, a logomarca deveria ter mais cores. “Nossa cidade tem muito da África. É colorida. Eles poderiam ter utilizado outras cores, além do verde e amarelo”, avaliou.
O taxista Genivaldo Assis, por outro lado, ponderou. “Temos que elevar é as cores do nosso país. Tem que ser verde e amarelo mesmo, pois somos brasileiros e temos que trazer a taça para o Brasil”, destacou.

Especialistas criticam “Não é uma nova logomarca, e sim um selo de variação”, explica o designer gráfico Diego Ribeiro. Na opinião do profissional, a composição tem problemas técnicos, que vão além da interpretação da imagem. “Os elementos não estão integrados, falta harmonia e equilíbrio”, afirma.
Para o publicitário Victor Lacerda, especialista em marketing corporativo, a logo não retrata nem a Bahia, nem Salvador como o mundo conhece. “Por acaso do destino ou por uma infeliz combinação de elementos gráficos, ao visualizar a marca lembro logo da latinha do Guaraná Antárctica. Vale destacar que o patrocinador máster do evento é a Coca-Cola, que tem como principal concorrente a Ambev [fabricante do Guaraná].”

Fonte: http://www.copa2014.org.br/noticias
Karlo Dias - Salvador
postado em 06/10/2010 19:20 h
atualizado em 07/10/2010 10:55 h


Um comentário:

Eidechsen_Mann disse...

antes de chegar ao fim da reportagem, já visualizava a marca do guaraná antartica, como falado, ao fim da reportagem.