quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Murilo Brocchini, 25 anos de experiência gourmet

 Uma das figuras mais renomadas do cenário gastronômico da Bahia, o chefe de cozinha Murilo Brocchini, reafirma a cada dia o seu poder criativo no que existe de melhor da alta gastronomia.

Murilo consegue reunir em um só prato, a qualidade, o sabor e as inovações necessárias para fazer qualquer um jogar a dieta para o alto e se entregar às delicias do Empório Gourmet, atelier de obras culinárias, onde o chefe elabora os pratos e faz experiencias com novos sabores.

“Sempre me identifiquei com arte, com o belo e o gostoso... Herdei de minha mãe o lado criativo e do meu signo, sagitário, a curiosidade e a aventura. Gosto de cozinhar com carinho, desde a escolha dos produtos, os detalhes de cortes, as texturas, até o resultado final. Aprendi vivendo e pesquisando muito, sonhava em estudar na Cordon Bleu, mas, não consegui, então resolvi aprender na pratica.” Afirma Murilo, explicando de onde vem tamanha inspiração, que mistura a arte e gastronomia.

Conheço Murilo a exatos 6 anos, e desde então, sou um admirador de suas obras culinárias. Após a publicação do texto de Murilo aqui no blog, contando a história do Arroz de Puta Rica, alguns amigos, cliente e parceiros me procuraram para saber mais sobre o chefe.

Para atender as solicitações de todos, a partir de hoje vou dividir com vocês, em fotos e palavras, um pouco do que este este baiano de Itiruçu com mais de 25 anos de experiência gastronômica vem aprontando em seu Empório Gourmet. Contando com a ajuda de Murilo e colhendo informações, farei um resumo em oito artigos, com um breve histórico profissional do chefe, ao tempo em que irei mostrar as novidades que vêm surgindo lá no Empório Gourmet.

Por Murilo Brocchini, 01 de 08:

Mais ou menos aos 12 anos de idade comecei a me interessar pela cozinha, gostava muito de observar Jean Marie flexor, (esposo de minha tia na época), cozinhando, lembro que ele fazia um pastel de palmito delicioso e sua mãe uma geléia de ameixa seca com laranja que nunca comi igual, tinha muito pouco açúcar e gostava de comer as colheradas...

Minha vida profissional começou em 1985 – 1987

Morando nos estados unidos, trabalhei lavando muito prato e depois fui aprendendo outras coisas, fui cozinheiro, garçom, gerente de compras e gerente trainee em uma cadeia de restaurantes mexicano, o Diamond Dave´s & Taco Company.

Fui também barman no Jansen´s Landing que era um misto de boite com restaurante de carnes e frutos do mar.

Nenhum comentário: