sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chegada de cruzeiros mostra deficiências do Porto de Salvador


Dezenas de ônibus, vans e táxis deixam trânsito complicado em frente a terminal de passageiros


 Por Karlo Dias
Como já havia sido noticiado pelo Portal 2014, o entorno do Terminal de Passageiros do Porto de Salvador não suporta o fluxo turístico provocado pelos cruzeiros que chegam à cidade nesta época do ano. A comprovação deste diagnóstico foi vivenciada pelos motoristas que transitaram esta semana nas avenidas do bairro do Comércio, em frente ao Porto, no centro da capital baiana.
Com a chegada dos navios durante a alta estação, o trânsito na avenida da França está completamente conturbado. Na manhã da última quarta-feira, por volta das 6h, enquanto dois cruzeiros estavam ancorados no Porto, mais dois se aproximavam com cerca de quatro mil turistas. Na via principal, dezenas de ônibus, microônibus, vans e táxis enfileirados sinalizavam o caos que seria o tráfego no decorrer do dia.
Durante todos os dias do verão, ávidos por fazer o transporte dos turistas e levá-los para conhecer a capital baiana, centenas de motoristas brigam por uma posição em frente ao terminal de passageiros. São taxistas e motoristas de vans que disputam os grupos que deixam o terminal. “Isso aqui está uma bagunça, não temos onde estacionar, sem falar que ainda perdemos o turista para os carros clandestinos que estão operando sem nenhuma fiscalização”, reclama o taxista Jeovaldo Oliveira.
O carioca Fernando Albuquerque estava aguardando fora do saguão de desembarque um grupo de amigos que chegaria no próximo navio. Ele também reclamou da infraestrutura local. “A avenida é muito estreita e não tem estacionamentos. Vim esperar um amigo e terei que ficar próximo ao carro, correndo risco de ser multado.”
A Superintência de Trânsito e Transportes do Salvador (Transalvador) tem monitorado a situação. Durante os horários de pico, fiscais orientam os motoristas. “O problema é que não tem espaço mesmo. Veja agora, ainda é cedo e tem este número de ônibus, quando chegar o horário de pico, será exatamente a hora em que o navio estará atracando, aí a coisa tente a piorar e não temos muito a fazer”, diz um fiscal que preferiu não ser identificado.
Reestruturação
Responsável pelas obras de mobilidade urbana que vão preparar o município para a Copa do Mundo de 2014, a prefeitura de Salvador tem projetos de melhoria para o trânsito da região, já que a tendência é que nos próximos três anos o município receba cada vez mais navios.
De acordo com Leonel Leal, gestor do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), já existem projetos em andamento para a área. “A reforma do Porto de Salvador vai contemplar, além da construção de um terminal de passageiros, uma reestruturação do entorno. A saída do terminal será deslocada para que as pessoas já desembarquem mais próximas do Mercado Modelo. Além disso, está previsto o alargamento das calçadas, o deslocamento de pontos de ônibus e bolsões de estacionamento, tanto para carros comuns quanto para vans e ônibus de turismo.”
Segundo Leal, a prefeitura formou um grupo de trabalho com técnicos da Codeba (Companhia das Docas do Estado da Bahia), prefeitura e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para desenvoler alternativas para a região. “Sabemos que em qualquer lugar do mundo a chegada de 15 mil turistas de uma só vez causa situações atípicas. Mas estamos trabalhando para solucionar essas questões.”

A obra do terminal de passageiros do Porto é de responsabilidade da Codeba e todas as intervenções do entorno estão a cargo da Prefeitura, que já trabalha nos projetos.

Fonte:http://www.copa2014.org.br/

Nenhum comentário: