sábado, 8 de janeiro de 2011

Quatro deputados prestigiam festa religiosa este domingo, em Cairu

Três deputados e um federal participam de festa em louvor a São Benedito, no município de Cairu, Baixo Sul do estado. Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, o ex ministro Geddel não participará da programação. O PMDB, no entanto será representado pelo deputado federal eleito, Lúcio Vieira Lima.  

A população de Cairu comemora durante este final de semana, de 7 a 12 de janeiro, o padroeiro da cidade, São Benedito. Aproveitando os festejos os deputados estaduais Yulo Oiticica (PT), Elmar Nascimento (PR), Rogério Andrade (DEM), e o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), estarão na cidade para participar da programação religiosa e cultural.
Os representantes políticos do município serão recebidos pelo prefeito Hildécio Meirelles e pelas lideranças políticas locais. Para Meirelles, será uma boa oportunidade de reencontrar os parlamentares, que serão representantes da cidade nas esferas de poder e cobrar mais benefícios para a população. “Será um momento oportuno de reencontro e cobranças dos compromissos assumidos durante a eleição”, destacou o prefeito.
Na programação dos políticos está a missa solene, em louvor a São Benedito, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a solenidade de entrega dos certificados de reconhecimento aos de mestres da cultura popular e o desfile dos grupos folclóricos pelas ruas históricas da cidade, tudo isso no domingo (09).
A homenagem ao padroeiro São Benedito encerra o ciclo de comemoração dos 400 anos do município. Além da programação religiosa e cultural, durante as noites de sexta-feira a domingo, a partir das 22h, no palco principal, armado na Praça do Cais, os moradores irão curtir shows com artistas do axé, reggae e arrocha. Entre as atrações estão a Banda É o Tchan, que se apresenta nesta última sexta-feira (07), o grupo Adão Negro, no sábado (08) e Pablo do Arrocha, no domingo (09).
Louvor a São Benedito
A Festa de São Benedito de Cairu também conhecida como Reinado de São Benedito é uma tradição  do Brasil Império, rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas.
Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos. Os grupos culturais Chegança e o Congo desfilam em cortejo pelas ruas, juntamente com a filarmônica cairuense, o rei, a rainha e o séqüito real do Reinado de São Benedito.

Nenhum comentário: