quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crea revela atraso nas obras da Copa em Salvador

Governo não consegue engrenar Metrô, Fonte Nova e projetos de mobilidade urbana na capital baiana

  
Jonas Dantas: Cartão Amarelo para execução das obras. (crédito: João Alvarez/Crea-BA) 

Por: Karlo Dias

As principais obras para a Copa de 2014 estão atrasadas, segundo documento divulgado ontem (12) pelo Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia), que vistoriou os canteiros e analisou os projetos. 

O relatório da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), finalizado pelo órgão em 5 de abril, aponta que as obras do metrô de Salvador e da Arena Fonte Nova descumprem o cronograma previsto.
Além disso, o engenheiro Jonas Dantas, presidente do Crea-BA, questiona a falta de transparência na elaboração e execução dos projetos e afirma que, apesar do interesse público, os técnicos tiveram dificuldade para acessar o cronograma físico e financeiro das obras para a Copa em Salvador.
“A menos de três anos para a realização do evento, apenas dois projetos estão em andamento: a Arena Fonte Nova e o Metrô de Salvador”, afirmou Dantas.
Após vistoria nos canteiros dos dois empreendimentos, os técnicos constataram que o prazo de conclusão das obras da Copa é exíguo. Além do Crea-BA, participaram do grupo mais sete entidades (Sucom, Ima, Ipac, Iab, Ibama, Sinduscon e Sinaenco).
“A preocupação é evitar que, em nome do cumprimento dos prazos, os instrumentos legais, fundamentais para garantir a integridade e a lisura desse processo, sejam atropelados”, disse Dantas.
Diante das informações coletadas, o Crea-BA pretende continuar o monitoraramento das obras por meio de de um trabalho conjunto com as entidades envolvidas no estudo, além de representantes dos Ministérios Públicos estadual e federal.  

Fonte Nova, créditos: Setepla e Schulitz/Divulgação
Mobilidade Urbana
O relatório do Crea questiona principalmente o atraso nas obras de mobilidade urbana. “Os projetos ainda estão em análise, com total indefinição sobre o sistema a ser adotado, se BRT (Bus Rapid Transit) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O que é muito preocupante se considerarmos a exiguidade de tempo”, falou o arquiteto Giesi Nascimento, chefe de gabinete do Crea. 
A Estação da Lapa (centro), uma das principais de transbordo de Salvador, ainda está em fase de conclusão do anteprojeto, sem recursos nem prazo de conclusão.
A duplicação das avenidas Pinto de Aguiar, Luiz Viana Viana Filho e Gal Costa, assim como os acessos aos estádios Manoel Barradas Carneiro (Barradão) e Roberto Santos (Pituaçu), se encontram no mesmo estágio, sem previsão de investimentos, projetos elaborados ou prazos estabelecidos.

MetrôA construção do Metrô de Salvador, que se arrasta há mais de dez anos, é uma das obras mais criticadas no documento. As obras físicas estão em fase de conclusão. A previsão é que em julho deste ano seja entregue o primeiro trecho de 6 km ligando as estações Lapa e Acesso Norte.
O relatório coloca em evidência as etapas não executadas, como a estação suspensa na avenida Bonocô, e a ausência de equipamentos de acessibilidade, como elevadores e escadas rolantes nas três estações existentes. 
Segundo os técnicos do Crea, o segundo trecho, que ligaria as estações Acesso Norte e Estação Pirajá, está paralisado por orientação do Tribunal de Contas da União e não há prazo para a liberação dos recursos. O relatório apontou ainda que estão deterioradas as estruturas elevadas de concreto da segunda fase do metrô, ao longo do trecho na BR-324.

Fonte Nova Em relação à Arena Fonte Nova, que será usada na Copa, o Crea constatou “um pequeno atraso” de cerca de 40 dias. Segundo os especialistas, apenas 15% da obra está pronta.
A construção começou em maio passado e tem como prazo final dezembro de 2012. Apesar de constatar atraso, a avaliação técnica pondera que o sistema de pré-moldados adotado possibilita a conclusão da obra na data fixada.
O relatório do Crea chama de "preocupante" a indefinição das obras no entorno da Fonte Nova. “Não se sabe como ficará o entorno, se haverá shopping center, hotéis, ainda não se tem nada claro”, disse o presidente do Crea.
O relatório aponta outros problemas, como a falta estudo de impacto ambiental e de vizinhança, além da indefinição sobre os recursos para a construção e a falta de clareza quanto à viabilidade econômica do equipamento no pós-Copa.
O secretário estadual da Copa, Ney Campello, rebateu as críticas do Crea afirmando que o governo contratou em 2009 a empresa KPMG Structured para elaborar o estudo de viabilidade econômica do estádio.

Porto e Aeroporto Segundo o relatório, as únicas obras que seguem o cronograma são a ampliação do Porto de Salvador e do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.
A dragagem do porto já foi concluída, ampliando para 15m a profundidade do calado. A construção da nova estação marítima de passageiros está em fase de  elaboração de projeto, com investimento previsto de R$ 36 milhões e prazo de conclusão em maio de 2012.
No aeroporto a situação não é diferente. O projeto de reforma do terminal de passageiros, ampliação do pátio de estacionamento das aeronaves e construção do edifício-garagem, com investimentos previstos de R$ 45 milhões, está previsto para começar em fevereiro de 2012 e terminar em março de 2013. O projeto básico deve ser entregue em junho deste ano.
A construção da segunda pista de pouso, no entanto, ainda não tem prazo ou orçamento definidos.

Fonte:Portal da Copa 2014

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