segunda-feira, 20 de setembro de 2010

"La Figa" Ristorante

Jantar num restaurante italiano é sempre um momento que remete aos mais diversos tipos de massas embebidas no velho e no famoso molho de tomate, até os mais modernos com creme de leite e outros especiarias. No restaurante “La Figa” é tudo muito tradicional e ao mesmo tempo diferente. 


Localizado no bairro do Pelourinho, onde, infelizmente, o Estado e a Prefeitura estão gastando enxurradas de dinheiro em propaganda enganosa, falando em moradia, saúde, educação e o diabo a quatro, mas que a população pobre de Salvador que vive num dos locais mais bonitos da Bahia, jogada nas ruas e becos, aos olhos de turistas e passantes, sem merecer um mínimo de atenção do Sr. Governador e do Sr. Prefeito.
O Pelourinho ainda é um dos principais símbolos de Salvador. Durante a época da escravidão, era o lugar onde os escravos eram castigados. A praça é cercada por várias casas antigas no mais puro estilo colonial, entre elas o casarão da Fundação Jorge Amado e igrejas como a Igreja do Rosários dos Homens Pretos e Catedral Basílica, dois grandes exemplos da arquitetura da época da colônia.
Mesmo assim, o restaurante “La Figa” reserva aos visitantes, sabores variados e um clima bem agradável. O cliente é recebido pelo senhor Salvatore, proprietário com um sotaque genuinamente italiano e com uma simpatia bem baiana. E sendo o Pelourinho um capítulo à parte, antes ponto de prostituição, venda de drogas e violência, o local atualmente reúne restaurantes com o melhor sabor da culinária baiana, artesanato, arquitetura barroca, religião, centros culturais e o legítimo batuque do Olodum.
Conversamos um pouco com o senhor Salvatore, falamos sobre sugestões de pratos, movimento no Pelourinho, segurança e até que ele se retirou e retornou minutos depois com um maravilhoso combinado de frutos do mar grelhado. Salvatori disse que era uma cortesia da casa.
Eu já conhecia o casarão, na época em que era comandado por Alessandro, outro Italiano que manda muito bem na gastronomia, e proprietário do restaurante "La Lupa". O local passou por reformas, mas segue a mesma linha do antigo dono.
O ambiente com decoração rústica, móveis de madeira, quadros 
com imagens da Itália atrai um público que admira a culinária italiana, mas, a cima de tudo, é um ambiente que mais parece um pedacinho da Itália em Salvador.


Fotos divulgação

Nenhum comentário: